No Brasil, a cultura de seguros é tradicionalmente limitada. Por aqui, a maioria dos brasileiros não conhecem os diversos seguros, principalmente para suas empresas.
Entretanto, o mercado de seguros massificados no Brasil teve um grande aumento no primeiro semestre de 2025, em razão de uma série de fatores, como a conscientização dos empreendedores, aumento de ofertas e até mesmo a pandemia.
Crescimento
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), Seguros Empresariais, Residenciais e Condominiais registraram um crescimento nominal de 11,9% e real de 6,7%, em comparação ao mesmo período de 2024.
Na Locajor, que é a maior rede de corretoras de seguros do Brasil, os seguros empresariais têm sido cada vez mais procurados, devido a suas abrangências de incêndios até danos elétricos, passando por roubos, vendavais e perda de lucros em caso de paralisação.
O Seguro Empresarial também chama atenção por sua personalização para cada tipo de empreendedor e por seus benefícios de responsabilidade civil, pagamento de aluguel em caso de sinistro e recomposição de documentos.
Expectativas
As perspectivas para o segundo semestre de 2025 seguem positivas. A tendência é de que os seguros massificados continuem em crescimento, impulsionados pela digitalização das vendas, por campanhas de educação securitária e pelas necessidades sazonais do período, como aumento da circulação nas cidades e intensificação das atividades comerciais.

